Arte nordestina, xilogravura e “Estilo Xilo”

A revelação de hoje é o trabalho do artista pernambucano Perron Ramos, que traz em suas ilustrações a essência nordestina. Para tal, utiliza-se de referências diretas à xilografia e a estética popular brasileira. Em suas obras, vemos personalidades e contos inspirados na cultura nacional.

posca-blog-estilo-xilo-01

A técnica de xilogravura é amplamente difundida pelo Nordeste, utilizada principalmente em ilustrações da literatura de cordel. Tradicionalmente, desenhos em moldes de madeira – similares a um carimbo – eram transmitidos para a superfície desejada, através de uma prensa.

Perron traz o “Estilo Xilo” para peças reutilizadas, criando quadros, decorações e artigos de papelaria em materiais que, muitas vezes, iriam para o lixo. Grande parte dos desenhos são feitos com sprays, canetas e tintas permanentes.

posca-blog-estilo-xilo-02

Os aspectos mais importantes de seu trabalho, então, tornam-se claros: a sustentabilidade e a herança cultural. Através da arte de Perron, vemos o significado do Nordeste e seus ricos costumes, transmitidos e homenageados em ilustrações características da região.

Para acompanhar o trabalho de Perron e as peças do projeto “Estilo Xilo”, acesse as redes sociais: Facebook e Instagram.

posca-blog-estilo-xilo-03