Cadernoterapia

posca-blog-cadernoterapia-01

Nascida em uma família de artesãos do interior da Bahia, a Julianin teve, desde cedo, a oportunidade de desenvolver suas habilidades artísticas. O contato com a produção de cadernos começou quando, ao final do ano letivo, se unia com seu pai e irmã para separar as folhas não utilizadas, costurar e encadernar novamente.

Com os estudos e a carreira como psicóloga, o tempo para se dedicar como artesã foi ficando menor. Em 2016, após um acidente grave e um longo processo de recuperação, ela recebeu muitas visitas e começou a prestar atenção nos relatos dessas pessoas acerca de suas vidas.

“Notei nessas narrativas dificuldades de auto aceitação, de auto perdão, de auto amor, de motivação para a vida, dentre outros aspectos. Percebi também que a correria do dia a dia dificultava que essas pessoas reconhecessem suas potencialidades, se permitissem errar, se desapegassem das expectativas alheias, sustentassem quem verdadeiramente elas eram”, conta.

posca-blog-cadernoterapia-03

A partir daí surgiu a vontade de confeccionar cadernos, a mão, para presentear amigas e familiares, personalizados de acordo com a necessidade e a história de cada pessoa. Cada caderno vinha com instruções de uso, nas quais era solicitado que cada pessoa tirasse um momento do dia para refletir e registrar no caderno quais os motivos para sorrir, agradecer, se perdoar etc.

posca-blog-cadernoterapia-04

Como a repercussão dos presentes foi ótima, a Ju acabou optando por tornar a produção um negócio social, onde parte do valor arrecadado com as vendas seria reinvestido na confecção de outros cadernos para serem entregues em ações sociais comunitárias. A cada dois cadernos vendidos um seria doado. Assim surgiu a Cadernoterapia, com objetivo de semear coisas boas pelo mundo através de cadernos que resgatem o melhor das pessoas em seu dia a dia, para que “Cada dia seja um Ano Novo”.

posca-blog-cadernoterapia-02

Para acompanhar o projeto, siga Cadernoterapia no Instagram (www.instagram.com/cadernoterapia).