Papel ou tela?

Quem desenha tem suas preferências, mas quem desenha com POSCA, tem um mundo de possibilidades.

E você, em qual superfície prefere desenhar?

Fonte: BrainstorMe

a2da5878ff63ea56-makingofok

Apesar de sempre ter trabalhado com criatividade e sempre estar de olho em tudo que se refere ao universo da arte, nunca tive contato próximo com artistas plásticos.

Entre a última tela (A QUARTA) e a que terminei hoje (A QUINTA), conheci um casal de artistas plásticos cubanos que estavam aqui no litoral. O cara, artista dos bons, que não larga o bloco e rabisca o tempo todo, e ambos, com muito conhecimento no assunto.

Logo começamos a conversar e falamos muito sobre arte e o processo de produção de uma tela, entre os quais, os critérios que qualificam uma obra.

Um encontro essencial.

Eu, iniciante em telas (só fiz 5 até agora), humildemente pedi opinião deles pelo que eu venho produzindo. Apesar de visulizarem meu talento, disseram que eu trato as telas como uma reprodução grande das minhas ilustrações em papel, e que a presença da caneta nos contornos contribui para isso. Então insinuaram que, se for para tratar as telas dessa forma, melhor que eu continue no papel, onde tenho maior domínio e fluidez. Ou seja, não precisaria de uma tela para obter os mesmos resultados, ou até melhores.

Papel (sem acabamento):

b85b2599237012fd-monstro01

Tela (em produção):

b16cc9faaf424aeb-makingof02_pq

Enfim, arte é um dos assuntos mais subjetivos que existem, e claro que essa foi apenas a opinião deles e que não são donos da verdade (apesar do grande conhecimento demonstrado na conversa), mas de certa forma o que eles disseram fez sentido pra mim e desde então vem ecoando na minha cabeça a questão: PAPEL X TELA.

Depois disso, fiz algumas ilustrações preto e branco no papel, incluindo a série “VOYEUR”, abaixo.

451affb72a4354b7-voyercompleto

Mas claro, também insisti na tela e resolvi tentar algo diferente. Mudei o tema, saindo das mulheres e usei cores mais quentes, ao contrário das telas anteriores. Incialmente tinha até a intenção de não usar as canetas, mas não consegui.

Enfim, terminei tela e, apesar de ter mudado o tema, acabei tratando ela na mesma técnica com contornos e mantendo a cara de ilustração. E o assunto continua na pauta…

A tela final:

4ff528d761b74796-final

 

Conheça a loja com as artes: artecomessencia.com
Curta a página e acompanhe: facebook.com/brainstormenow