ZINE

13 de abril de 2015 Sem categoria

Pimp Nossa Cooperativa

No dia 08/04, o Pimp My Carroça reuniu 22 artistas e 23 voluntários para dar mais um grande passo. A partir de uma nova combinação de elementos, o Pimp Nossa Cooperativa surgiu para valorizar e mostrar que o trabalho dos catadores cooperados é tão importante quanto o dos autônomos. Em uma ação de um dia, o foco foi aumentar a autoestima e dar mais visibilidade aqueles que trabalham por uma cidade mais limpa ─ dessa vez, de forma quase invisível, contornados pelos muros que passam por baixo do Viaduto do Glicério.
pimp-2
Foi uma experiência incrível e de muitos aprendizados. Um dia de muita troca. Foram compartilhadas histórias, informações e transformações com todos os 37 cooperados da Cooper Glicério, além do tradicional “tapa” nas carroças. A cooperativa foi reformada, pintada (áreas externas e internas) e incrementada com itens de segurança.
pimp-3
pimp-4
Além disso, o projeto ofereceu aos cooperados a triagem de hipertensão e diabetes, consultas de dermatologia e lombalgia, uma palestra sobre saúde feminina e massoterapia.
pimp-1
Teve também uma oficina de costura, que produziu cerca de 20 peças de roupas com fitas refletivas para os participantes.
pimp-5
A Bicicloteca da Cooper Glicério foi totalmente revitalizada com paisagismo e o local recebeu um Mural dos Sonhos, feito pelas crianças do projeto Criança Fala.
Para finalizar, foi feito um mapeamento a fim de entender o funcionamento da cooperativa. Os cooperados puderam falar sobre o trabalho que realizam e sobre a cadeia de reciclagem dos resíduos.
O Pimp My Carroça acredita que ainda há um universo a ser explorado e valorizado, em que a sustentabilidade ambiental e econômica seja uma realidade coletiva.