Pintar flor, Calvin e Beatles em tênis e bolsa rende até R$ 600 mil por ano

Fonte: economia.uol.com.br

A personalização de calçados e bolsas atrai pessoas que querem ter uma peça única. A atividade, que muitas vezes começa com a busca frustrada por um produto exclusivo, rende até R$ 600 mil por ano a empreendedores.

Entre os negócios voltados a esse público, há de tênis All Star pintados à mão, com desenhos do Calvin e dos Beatles, a aplicações de tinta sobre bolsas Louis Vuitton que chegam a custar R$ 900 – fora o valor da bolsa.

A insatisfação de não encontrar um tênis na cor desejada mostrou a Gabriel Lira, 26, um nicho de mercado. Com o investimento inicial de R$ 25 mil, ele e dois sócios abriram em 2011 uma loja virtual que permite ao cliente escolher a estampa e a cor do tênis em um catálogo com mais de 20 opções.

A estampa é feita por uma impressora sobre a peça pronta e os preços variam de R$ 209 (feminino) a R$ 229 (masculino). Também é possível enviar a própria estampa e, se a empresa gostar, ela entra para o catálogo e o criador recebe R$ 20 a cada par vendido.

Em 2013, o negócio faturou R$ 600 mil, segundo o sócio Vinicius Matteo, 26. Além das versões customizadas, eles fornecem tênis para 16 lojas multimarcas do país. “Acabamos de inaugurar um quiosque em um shopping de Brasília e pretendemos abrir mais três até o final do ano”, conta Matteo.

Calçados pintados à mão custam de R$ 100 a R$ 170

Renata Gonçalves, 41, da Pé com Arte, e Nádia Ramos, 25, da Pink Bullets, pintam tênis à mão. Gonçalves é designer e queria um tênis diferente quando estilizou o próprio par. Logo, recebeu pedidos e decidiu profissionalizar o negócio. Ela faz vendas pela internet e participa de bazares em São Paulo.

Os tênis custam de R$ 100 a R$ 150 o par novo já pintado, mas o preço pode subir de acordo com a complexidade do desenho desejado pelo cliente. Ela afirma que faz, em média, 20 pares por mês e aposta em desenhos autorais.

Formada em moda, Ramos ainda encara a pintura de tênis como uma renda extra, mas já pensa em largar o emprego para se dedicar exclusivamente à Pinkbullets, fundada por ela em 2009. Seus desenhos, em geral, são ícones da cultura pop, como personagens de quadrinho e bandas como Beatles.

Ela vende pela internet e cobra o preço fixo de R$ 170 mais o frete, que varia de acordo com a região. Ela afirma customizar, em média, 40 pares por mês. Os pares são comprados direto do fabricante, a um preço médio de R$ 80, segundo ela.

Personalizar bolsas de grife custa de R$ 400 a R$ 900

Há quatro anos, a blogueira de moda Juliana Ali estilizou a bolsa Louis Vuitton e foi à São Paulo Fashion Week, lá surgiram seus primeiros pedidos. Ela usa tinta para couro e apliques como tachas e pedrarias para personalizar as peças de luxo e, por isso, cobra de R$ 400 a R$ 700.

Ela diz que faz, em média, dez bolsas por semana e costuma trabalhar sobre peças de grifes como as francesas Chanel e Hermès. Segundo Ali, ela já recebeu bolsas que valiam de R$ 5.000 a R$ 25 mil para serem personalizadas.
“Customizar uma bolsa de luxo tem um quê de contravenção, a mulher mostra que dá mais valor para a própria personalidade do que para uma bolsa cara. Se uma cliente pedir, eu customizo uma bolsa que não seja de grife, mas cobro o mesmo preço”, afirma.

Klaucia Lessa, 53, também customiza bolsas de grife, mas faz, no máximo, seis bolsas por mês. A atividade é apenas um complemento à renda da empresária, que tem uma loja de acessórios em Belo Horizonte e estampa roupas de couro da estilista Patrícia Vieira. Lessa cobra R$ 900 para customizar uma bolsa.

Mercado é promissor, mas produção artesanal limita crescimento do negócio.

Para José Carmo Vieira de Oliveira, consultor do Sebrae-SP (Serviço de Apoio à Micro e Pequena Empresa de São Paulo), o mercado de produtos customizados é uma boa aposta, pois atende a um nicho de pessoas dispostas a pagar mais para ter produtos exclusivos.

“O crescimento deste mercado está ligado à ascensão de classes sociais. Quando uma classe mais baixa sobe, a que está acima quer se diferenciar de alguma forma. E ter produtos exclusivos, personalizados, é uma maneira de conseguir isso”, declara.

Como o trabalho de customização é, em geral, artesanal, o crescimento do negócio fica limitado. “O artesão pode ter ajudantes para acelerar, mas ele nunca chegará a ter uma linha de produção que consiga produzir em escala. E isso nem é interessante, afinal, ele tem que destacar para o cliente o valor do trabalho feito à mão e único”, diz.
Marici Rosana Ferreira, presidente da Abral (Associação Brasileira de Licenciamento) alerta que é proibido o uso de marcas registradas e materiais protegidos por direitos autorais, como personagens de desenhos. “Isso é crime e o empresário ou artesão pode ser notificado e responder a processo, além de ter a mercadoria apreendida e ficar no prejuízo”, diz.

A artesã Nádia Ramos, que pinta calçados com personagens, diz que, apesar de não pagar direitos autorais, nunca teve problemas com seus produtos.

Onde encontrar:
Muv Shoes: www.muvshoes.com.br
Pé com Arte: www.pecom.art.br
Pinkbullets: www.facebook.com/tenispinkbullets
Juliana Ali: www.julianaeamoda.com
Klaucia Lessa: www.instagram.com/klauciabadaro

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Par de tênis com a estampa dos Beatles é vendido por R$ 170 (fora o frete) na loja virtual Pinkbullets; a empresa de São Paulo oferece como brinde uma ecobag com o mesmo tema.

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Em 2009, a designer Renata Gonçalves abriu a Pé com Arte para vender calçados personalizados em São Paulo; na foto, o tênis infantil pintado à mão sai por R$ 150.

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Na Muv Shoes, fundada em 2011, o cliente pode escolher as cores e estampas desejadas no tênis em um catálogo com mais de 20 opções; o par custa de R$ 209 a R$ 229 e pode ser comprado pelo site da empresa.

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A blogueira de moda Juliana Ali, de São Paulo, personaliza bolsas de grife, como a Chanel da foto, com tinta e apliques; ela cobra de R$ 400 a R$ 700 (dependendo do tamanho) e diz que também faz o trabalho em bolsas sem grife se a cliente pedir, mas o preço é o mesmo

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Em Belo Horizonte, Klaucia Lessa estiliza bolsas de grife, como a Louis Vuitton da foto, com pinturas à mão; Lessa cobra R$ 900 e diz que personaliza seis bolsas por mês.

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Calvin e Haroldo foram tema da primeira pintura em tênis feita por Nádia Ramos; hoje, ela tem a loja Pinkbullets, que vende pares personalizados a R$ 170 pela internet.

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Par de tênis infantil pintado à mão pela designer Renata Gonçalves, que fundou a Pé com Arte; ela aposta em desenhos autorais para as peças que vende a R$ 150 o par.

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Os clientes da Muv Shoes podem escolher em que cor e padronagem seu tênis será feito; os pares custam R$ 209 (feminino) e R$ 229 (masculino); em 2013, a empresa de Brasília faturou R$ 600 mil.

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Bolsa Balenciaga estilizada pela blogueira de moda Juliana Ali; ela cobra de R$ 400 a R$ 700 (dependendo do tamanho) e diz que personaliza dez bolsas por semana, em média.

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Bolsa Louis Vuitton customizada por Klaucia Lessa; ela cobra R$ 900 para fazer o desenho que a cliente desejar com tintas específicas para couro.

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Nádia Ramos começou a pintar tênis para presentear as amigas e o hobby virou negócio; os modelos são vendidos em sua loja virtual Pinkbullets e custam R$ 170 o par + frete.

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Tênis adulto (ao fundo) e infantil (os dois modelos à frente) pintados para um pai e suas duas filhas pela designer Renata Gonçalves, da Pé com Arte; ela faz vendas pela internet e participa de bazares em São Paulo; cada par custa R$ 150.

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Especializada em tênis personalizados, a Muv Shoes foi fundada em 2011 depois que um dos sócios procurou um modelo de tênis na cor azul e não encontrou; a empresa vende cerca de 300 pares por mês no varejo.

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Bolsa Balenciaga personalizada pela blogueira de moda Juliana Ali; ela cobra de R$ 400 a R$ 700 (dependendo do tamanho) para estilizar bolsas de grife que custam de R$ 5.000 a R$ 25 mil.

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Bolsa Louis Vuitton customizada por Klaucia Lessa; ela cobra R$ 900 e começou por acaso, depois do pedido de uma blogueira de moda, que publicou fotos da bolsa personalizada na internet e ajudou a atrair clientes.

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Nádia Ramos, da loja Pinkbullets, diz que leva em torno de três horas para pintar um desenho simples em um par de tênis e cerca de seis horas para um desenho mais elaborado; cada par é vendido por R$ 170 + frete.

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Tênis adulto pintados à mão pela designer Renata Gonçalves, que fundou a Pé com Arte; a empresa de São Paulo personaliza tênis, o da foto sai por R$ 150.

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Os tênis personalizados da Muv Shoes estão à venda somente pela internet, mas é possível encontrar outros produtos da marca em 16 lojas multimarcas pelo país e no quiosque de marca própria no shopping Conjunto Nacional, em Brasília.

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Bolsa Hermès estilizada pela blogueira de moda Juliana Ali; ela cobra de R$ 400 a R$ 700 (dependendo do tamanho) para personalizar bolsas de grife; segundo ela, a bolsa mais cara que customizou custava R$ 25 mil.

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Nádia Ramos, da Pinkbullets, diz que pinta uma média de 40 pares de tênis por mês; cada um é vendido em sua loja virtual por R$ 170 + frete.

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Sapatilha pintada à mão pela designer Renata Gonçalves, que fundou a Pé com Arte; o modelo sai por R$ 100.

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Bolsa Louis Vuitton estilizada pela blogueira de moda Juliana Ali; ela cobra de R$ 400 a R$ 700 (dependendo do tamanho) pelo serviço.