Zine

28 de outubro, 2022 ARTISTA EM DESTAQUE

Do mundo para o universo

 

Mulheres de todos os tipos. Olhares sérios e objetivos, punhos cerrados e mensagens certeiras: a arte de Camila Rosa é um grito pro mundo.

Num bate-papo virtual com a artista, descobrimos que seu universo vai muito além do que vemos nas redes sociais – e a viagem por ele é cheia de garra e luta pelo feminismo, veganismo e pela política.

De onde surgiu o seu gosto pela arte? 

Desde muito nova eu tive interesse pela arte. Gostava de desenhar no caderno da escola, mas nada sério, era só um interesse sem maiores pretensões. Só em 2010, por meio de um coletivo de arte urbana do qual eu fiz parte, é que eu verdadeiramente despertei para a arte.

Meu início foi fazendo lambe-lambe para colar nas ruas da minha cidade natal – Joinville, e depois, com o passar do tempo, fui desenvolvendo meu estilo e minha trajetória como artista visual. Trabalhei alguns anos da minha vida como designer de produto e designer gráfica, mas desde 2016 eu sou ilustradora e artista visual independente.

De onde você tira inspiração para criar?

Minha inspiração vem de diversos lugares. Às vezes de uma música, de algum acontecimento, de andar na rua, de um filme, enfim, por mais clichê que possa parecer, tudo me inspira. É claro que ajuda muito também estar sempre me alimentando de referências de outros artistas, independentemente se são ilustradores ou não. Quanto mais diverso, melhor.

 

 

Quais são os seus hobbies?

Eu adoro assistir filmes, ir em shows, visitar exposições… Estar sempre andando pela cidade e vendo coisas novas.

A vida imita a arte, a arte imita a vida ou nenhum dos dois?

Eu acho que nenhum dos dois. Cada trajetória é única e cada peça produzida por um artista também. O importante é se abrir para o mundo e deixar a vida acontecer, se permitir viver.

Você passou um tempo em NY, né? Essa sua passagem por lá influenciou o seu trabalho com arte?

Com certeza sim! NY é muito diversa e aberta para a arte em geral e isso é super importante para qualquer artista ter inspiração. Foi uma temporada muito rica pra mim e que me trouxe muitos frutos. É muito legal também ver uma cidade que já está super desenvolvida no setor da arte e ver como os artistas de lá se comportam e tocam suas histórias.

 

Qual foi o seu maior aprendizado que a arte proporcionou?

A arte me ensinou a potência que ela tem de transformar vidas. Vejo muita gente sendo transformada pela arte, inclusive eu, e acredito muito na força que a arte e a cultura têm de mudar tudo ao nosso redor.

Para conhecer mais sobre a artista, confira o perfil de Camila no Instagram: instagram.com/camixvx/