Zine

21 de fevereiro, 2020 ARTISTA EM DESTAQUE

Muito além da estética

Dos corredores da faculdade para a vida. Guilherme Neumann e Lara Alcantara, mais conhecidos como @tocooco, fazem sucesso no Instagram quando lançam uma nova coleção.

“Bad Pink Wolf”

A história dos dois começou no curso de Artes Visuais. Formados na área, Gui seguiu o caminho das galerias de arte e Lara da área educacional, mas com o passar dos anos perceberam que trabalhavam muito e o dinheiro não rendia. Pensando num presente para o amigo do filho, tiveram uma ideia genial: criaram, em conjunto, um boneco que tinha a cabeça de madeira e o corpo de tecido. Como o Gui já tinha experiência com marcenaria, fez a cabeça e Lara fez o corpo de tecido. Durante esse processo, algo inesperado aconteceu: o presente, que era para a criança, fez o maior sucesso entre os adultos.

No início, os dois trabalhavam imersos no universo infantil e faziam brinquedos para crianças. Depois de um certo período, perceberam que as peças faziam muito sucesso entre os adultos também, que compravam os bonecos com o intuito de colecionar e usá-los como itens decorativos. A partir daí, começaram a amadurecer a ideia de criar uma coleção mais voltada a esse público.

“Mummer – Clã da Lua”

Hoje, Gui e Lara (e até mesmo o filho) criam itens em madeira, tecido, cerâmica etc. e o trampo deles vai muito além dos bonecos: esculturas, instalações para paredes, pinturas e muito mais fazem parte da rotina do casal.

A inspiração para cada peça vem de diversos elementos. Além de referências de outros artistas, o que os sensibiliza é usado como inspiração: uma melodia, um filme ou uma história são itens que podem influenciar o processo criativo. Em relação aos temas, eles estão sempre voltados a questionamentos inerentes ao homem. A relação do homem com a natureza, o resgate das memórias ancestrais, linguagens e paradoxos são pautas recorrentes no trabalho do casal.

“Rei das memórias esquecidas”

Com um trabalho 100% artesanal, o propósito da dupla ultrapassa a ideia de entregar ou vender um trabalho: “É disponibilizar algo que tem poesia, que tem arte, que conta uma história a um preço mais acessível comparado a obras que estão numa galeria, por exemplo”, comenta Gui.

Curtiu? Acompanhe o trabalho do casal: instagram.com/tocooco/