Zine
31 de agosto, 2017
ARTISTA EM DESTAQUE
Mulher de arte
Baiana de Feira de Santana, residente em Salvador, Nila Carneiro é artista visual que aborda em suas criações aspectos inconscientes de sua própria percepção da realidade e utiliza símbolos que traduzem as pequenas prisões do cotidiano como uma representação do feminino e do desencanto.
Sua assinatura autoral, além de figurar poesias em variados suportes, publicações, catálogos de arte, exposições coletivas e ações artísticas, ganha maior reconhecimento público a partir das obras em grandes dimensões, destacando-se como uma mulher da arte urbana contemporânea brasileira.
Entre as suas produções mais recentes que tomam paredes soteropolitanas, estão os murais do Hospital da Mulher, situado no Largo de Roma, na Cidade Baixa, e da Nova Concha Acústica do Teatro Castro Alves, no Campo Grande, feitos com assistência da graffiteira Sista Katia, assim como o wall painting do Projeto Mural, situado no prédio da Receita Federal, no Comércio.
Graduada em Design Gráfico, em 2008, pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia (EBA/UFBA), também atua como designer e ilustradora. Desde 2010, concilia sua carreira artística com a função de designer na Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), entidade vinculada à Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA), onde já produziu inúmeros produtos, peças gráficas, publicações, catálogos e ilustrações, marcando também em outra esfera sua presença no campo das artes da Bahia. É ainda responsável, desde 2013, pela identidade visual e direção de arte do LáLá Multiespaço, espaço cultural multilinguagem localizado no Rio Vermelho.
Acompanhe as artes da Nila nos perfis:
Instagram: https://www.instagram.com/nila_carneiro/