Zine
Os detalhes fazem pARTE
Nascida e criada em Ribeirão Preto, Letícia, ou Le, é uma jovem muralista que encontrou nas paredes a tela perfeita para expressar sua arte. Com um amor pela criatividade que começou na infância e incentivo do seu pai, ela vem conquistando espaços e corações com suas obras autorais. Conversamos com Le para entender melhor sua trajetória, inspirações e planos. Confira a seguir a entrevista completa!
Como surgiu o seu interesse pela arte?
Sempre fui uma criança muito interativa com os meios artísticos. Adorava customizar os móveis do meu quarto, desenhar e fazer trabalhos manuais. A arte sempre foi uma forma de expressão para mim, especialmente sendo uma criança mais quieta e introvertida.
Como começou seu trabalho com arte em parede?
Meu trabalho com arte em parede nasceu do incentivo do meu pai, que era sócio de uma pizzaria. Ele sempre notou e apoiou meu lado artístico. Na época, aquelas paredes pretas com arte branca (tipo lousa) estavam em alta. Então, ele me deu a ideia e a oportunidade de fazer uma arte em parede no estabelecimento que iria inaugurar. Daquele dia em diante, me apaixonei pelo universo do muralismo.
Como foi a transição para os primeiros trabalhos remunerados?
Inicialmente, criei um Instagram para divulgar meus desenhos, letterings e artes que fazia na casa de familiares. Com o tempo, fui chamada por um amigo para pintar a cozinha da casa dele, o que se tornou meu primeiro trabalho remunerado. Isso tudo aconteceu quando eu tinha 16 anos e ainda conciliava com os estudos escolares.
E como foi a experiência de conciliar os estudos com o trabalho artístico?
Como comecei a trabalhar com arte bem novinha, sempre quis fazer uma faculdade que se relacionasse com a criatividade. Passei em um curso de design gráfico, que em três anos me trouxe muitas experiências profissionais e conhecimentos. Porém, sempre levei a arte em parede junto comigo, abraçando todas as oportunidades que surgiam.
Quais são suas superfícies favoritas para trabalhar?
Gosto de trabalhar em telas, madeiras, vasos, qualquer superfície que “peça” por arte. Mas minha preferida é a dimensão que a parede proporciona.
Como funciona o seu processo de criação para um cliente?
Toda arte é personalizada e autoral. No orçamento, coleto informações como tamanho da parede, cores e ideias de referências que o cliente quer transmitir. Se o orçamento é aprovado, passamos para uma reunião de briefing para alinhar e refinar a ideia. Depois, crio um projeto digital que envio para aprovação antes de passar para a parede.
Você tem alguma obra de que se orgulhe mais?
Cada criação tem um significado e uma conquista diferente para mim, então é difícil escolher uma que me orgulhe mais. Mas gosto bastante da fluidez que transmito em alguns projetos.
Quais são suas inspirações e filosofias na arte?
Aprendi a confiar no meu processo e observar os detalhes da vida cotidiana. Uma frase que gosto bastante é “Os detalhes fazem p(arte)”, que me faz perceber que tudo pode ser transformado em arte. Me inspiro muito no movimento das folhagens, flores e elementos que trazem a natureza para perto. O botânico e o abstrato são os estilos que mais amo criar.
Que conselhos você daria para outros artistas?
Confiar no processo e curtir a jornada. Estudar e pesquisar muito, não estagnar. Mesmo que encontrem seu estilo, os artistas devem estar sempre em evolução. Se valorizar e acreditar no seu potencial também é fundamental.
Quais são seus objetivos e planos?
Quero ser contratada por marcas grandes, fazer murais em outros estados e ter o reconhecimento que acredito que minha arte merece. Meus planos incluem expor telas em galerias, pintar em fachadas grandes, participar de feiras, criar ilustrações de produtos, unindo meus conhecimentos de design com arte, e fazer meu nome como artista.
Pra conferir a arte da Letícia de pertinho, cola no Instagram: instagram.com/lebruch.art.