Zine

31 de maio, 2024 ARTISTA EM DESTAQUE

De arte em arte

Daniel Arruda, conhecido como Darruda, é um artista que respira criatividade e expressão. Desde os primeiros rabiscos até as grandes obras, ele mergulha nas cores e formas, criando um universo único e vibrante. Em uma entrevista exclusiva, ele compartilhou com a gente detalhes de sua carreira, inspirações e ambições para o futuro. Acompanhe a seguir!

Como surgiu o seu interesse pela arte?

Frequentei escolas de arte e fiz cursos na minha época escolar. Desde pequeno, já desenhava e fazia caricaturas dos professores na escola. Formei-me na PUC-RJ em Design, em 2001, e criei minha primeira marca de camisetas com um amigo. Nessa época, ganhei concursos de arte em camisetas na Alemanha, Canadá e EUA.

 

Como você desenvolve suas ideias artísticas atualmente?

Hoje trabalho muito no digital, mas as primeiras ideias sempre saem do meu sketchbook, onde consigo organizá-las e transformá-las em arte. Tenho projetos pessoais nos quais uso muito as canetas POSCA e faço desenhos em papelão e no papel Fine Art 300 g.

 

Quais são suas principais inspirações e fontes de estudo?

Procuro sempre ter uma cultura visual rica e observar todo tipo de arte ao meu redor. Cinema, ilustrações, animações, gibis, street art e exposições são grandes inspirações para mim. Estou sempre estudando e me aperfeiçoando dia a dia.

Existe algum projeto que marcou sua carreira?

Sim, o projeto que desenvolvi para o Instagram com as figurinhas do Rio de Janeiro. A pedido do Instagram, desenhei stickers para oito bairros da cidade, que podem ser usados até hoje nos stories da plataforma. Esse trabalho deu um boom na minha carreira como artista.

 

Quais artistas influenciam o seu trabalho?

Os trabalhos de PopArt de Andy Warhol e Roy Lichtenstein, a arte surrealista de Salvador Dalí e o design gráfico impecável de Shepard Fairey são grandes influências para mim.

Que conselhos você daria para outros artistas?

Esteja envolvido com arte o maior tempo que puder. Isso significa se rodear de bons artistas, testar diversas formas de arte, desenhar ao máximo, frequentar exposições e aprender dia a dia. Respeite o processo e tenha paciência, pois nada acontece do dia para a noite.

 

Quais são seus objetivos e planos?

Quero desenvolver cada vez mais ilustrações para grandes clientes, expandir minha arte no exterior e expor meus trabalhos pessoais feitos com POSCA em galerias de arte.

E para acompanhar o trampo do Daniel, é só colar no Instagram: instagram.com/darrudadesign.