Zine

8 de setembro, 2023 ARTISTA EM DESTAQUE

Nas cores da natureza

 

Cada universo guarda seus mistérios e belezas. No universo da Jessica, o verde da natureza dá vida à sua criatividade.

Conversando com a artista, que tem a botânica como principal veia de criação, descobrimos que sua trajetória com formas e traços começou lá na faculdade de arquitetura, mas evoluiu para uma paixão maior ainda. Hoje, ela vê e respira arte em tudo.

Para saber mais do que rolou nessa conversa, acompanhe aqui:

 

Como você começou sua jornada como artista?

Eu comecei em meados de 2014 e 2015, após ir a um evento de graffiti realizado na minha cidade (Ponta Grossa). A partir desse dia, tive contato com o spray e comecei a entrar nesse movimento de pintar as paredes da minha casa com tinta látex e spray, e depois em lugares abandonados pela cidade. Eu pintava mandalas, então minha ideia era sempre transformar em alegria aquilo que estava esquecido pela sociedade. Não demorou muito para que surgissem algumas encomendas de telas e, assim, pude comprar minha primeira caneta POSCA preta. Com ela, eu fazia as artes, até chegar o momento de não dar mais conta de tantos pedidos.

 

Quais são suas principais fontes de inspiração?

A natureza me inspira, desde suas cores até seus movimentos, sombras, o sol… A arquitetura e suas linhas também me inspiram, tanto curvas como retas. E a arteterapia também, o estudo de como a arte interfere positivamente ou negativamente no psicológico de uma pessoa.

 

Como você descreveria seu estilo artístico? 

Hoje, sou especializada em artes botânicas e no estudo das cores relacionadas ao conforto visual. Mas, atendo clientes diversos e faço artes em linhas, aquarela, formas orgânicas e cores sólidas. A técnica que mais prefiro usar é o realismo das botânicas, mas tenho amado testar o minimalismo do pontilhismo.

 

 

Quais são os temas recorrentes em suas obras? 

As botânicas atualmente são recorrentes e o que mais amo fazer. Tento transmitir leveza e conforto visual, além de transmitir aquilo que eu acredito: o poder de transformação que a arte pode causar, seja na mente ou em algum espaço físico.

 

Existem outros artistas ou movimentos artísticos que você admira e que tiveram influência em seu trabalho?

O movimento Realismo e Naturalismo me fascinam, e uma artista que tenho como inspiração desse período é a Marianne North, uma artista botânica. Outra artista que tenho como inspiração é a Mura (Giulia Yoshimura) e Os Gêmeos.

 

Para conhecer mais sobre o trabalho da artista, corre no Instagram: instagram.com/jessicamaximob/