Zine

15 de dezembro, 2023 ARTISTA EM DESTAQUE

Pelas lentes da arte

 

Recentemente, conversamos com o artista Marcos de Moreno, que você pode chamar de Marcos, Marquinhos ou Marcola. Nascido em Vitória, Espírito Santo, ele agora chama Rotterdam, na Holanda, de lar. Um estilo marcante, traços mais grossos, cores sólidas e vivas, sempre em um tom de cartoon, revelam sua expressão artística, que é única.

 

Marcos compartilhou com a gente como sua jornada na criatividade começou de maneira despretensiosa. “Me divertindo! Sem nenhuma intenção de ser criativo. Na verdade, nem sabia o que era ser criativo“, confessa. Seu amor por desenhar em tudo chamou a atenção da escola, que sugeriu um curso de arte para ele extravasar sua paixão.

 

 

 

Ao mergulhar em diferentes materiais e técnicas, suas referências cresceram, alimentando seu interesse pela área de artes visuais. “Para mim, a área sempre foi o único caminho que fazia sentido. Nunca me vi fazendo qualquer outra coisa“, afirma com convicção.

 

Sobre seu estilo, Marcos descreve seu trabalho como caracterizado por traços grossos, cores sólidas e vivas, frequentemente puxando para um estilo mais cartoon, com expressões exageradas. Seu processo criativo envolve imersão constante em referências diversas. “Vejo muita referência, o tempo todo, de forma bem ampla em todas as coisas possíveis“, compartilha. Ele destaca a importância de um primeiro rascunho, descrevendo-o como um estado de meditação.

 

Quando se trata de inspiração, Marcos revela que sua avó, mesmo não convivendo com ele, sempre foi uma referência em sua casa, pois pintava muito bem. Ele também encontra inspiração nas complexidades do cotidiano, desde casualidades de estranhos na rua até sentimentos que incomodam. Suas influências incluem cartoons clássicos, Disney, Hanna Barbera, pintores, letristas e até mesmo carrocerias de caminhão.

Ao discutir suas ferramentas preferidas, Marcos expressa seu amor pela POSCA, destacando a PC-8K como sua favorita pela versatilidade da ponta, que permite a criação de várias espessuras. “Preto, preto e preto“, brinca.

 

Arte é minha vida, arte é o que me move, sempre. Para mim, arte é uma forma de ver o mundo“, revela Marcos quando questionado sobre o significado da arte em sua vida. Ele encerra a conversa com um conselho inspirador para aqueles que estão começando a carreira: “Valorize o que você faz, porque só você faz desse jeito“.

 

Para conhecer mais o trampo do artista, corre no Instagram: instagram.com/marcosdemoreno/.